Visitas

sábado, 5 de novembro de 2011

Bom fim de semana! aproveite e comece a planear o seu Natal

Este vai ser um fim de semana chuvoso por isso porque não fica no quentinho da sua sala e começa a pensar no seu Natal e o que fazer este ano.
A primeira coisa é estabelecer o seu orçamento que incluirá parcelas relativas a presentes, decoração, cartões de boas festas  e comida e obviamente as bebidas. Se quiser pode também estabelecer os prazos limites para cada actividade.

Depois faz a lista das pessoas a que vai dar presentes este ano e se quiser estabeleça logo um valor individual para que no conjunto não ultrapasse o valor atribuído no seu orçamento. Eu costumo ter mais um ou dois presentes neutros (tanto faz para homem ou mulher) para aquelas pessoas que não lembrámos e das quais recebemos alguma coisa. Há que retribuir. Não se esqueça que pode fazer alguns presentes dependendo do seu jeito para a bricolage, cozinha, escrita, fotografia, pintura, etc. no fundo o que interessa é a intenção não o valor monetário do presente e este ano isso é muito importante. Para os que pretende comprar não esqueça de andar com a lista na carteira de modo a poder ir comprando assim que vir alguma coisa, não deixando para os últimos dias esse trabalho. Não esqueça de estabelecer um prazo limite para esta tarefa.
A seguir pensa na decoração da sua casa, se vai usar os enfeites do ano anterior ou se vai comprar alguns para dar uma pequena renovação ou se vai mesmo mudar tudo. Aqui não se esqueça que vai ter de pensar na árvore de natal, no presépio e enfeites gerais da casa incluindo, coroa na porta, centro de mesa, velas toalha a usar no Natal e respectivos guardanapos, etc. Os enfeites da casa, arvore e presépio devem estar prontos até ao dia 5 de Dezembro para poder usufruir pelo menos 1 mês deste seu trabalho.
Quanto aos cartões de boas festas precisará de fazer uma lista das pessoas a enviar e depois escolha se quer fazer o seu próprio cartão ou se o vai comprar. Há opções a custo zero : o envio através de e-mail. Atenção que os sms custam dinheiro!
Finalmente pense no que quer fazer para a sua consoada e dia de Natal, consulte livros de culinária para escolher a sua ementa. Depois para cada receita veja o número de pessoas que serve e multiplique ou divida consoante o número dos seus convivas. Com a lista dos ingredientes necessários faça logo a lista de compras (verifique sempre o que tem em casa) e assinale o número da pagina de cada receita e o nome do livro. Dessa lista de compras veja o que pode ir comprando ainda a preços mais baixos dos que estarão nas vésperas de Natal, aproveite as ofertas que existem até final deste mês e não esqueça que há coisas que pode congelar.

Imagem do atelier Sá, Aranha e Vasconcelos

Sem comentários: